---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Unidade Móvel do SESC Começa a Atender em Major Vieira

Publicado em 03/10/2018 às 14:46 - Atualizado em 03/10/2018 às 16:04

Na tarde desta quarta-feira, 03, foi realizada a cerimônia de abertura, marcando o início dos atendimentos às mulheres dos municípios de Major Vieira e Bela Vista do Toldo, com exames para prevenção de câncer de mama e colo de útero, que serão realizados na Unidade Móvel Saúde da Mulher do SESC em Major Vieira.

Em sua fala o Prefeito Municipal Orildo Antonio Severgnini, enfatizou a necessidade de realizar os exames em 100% da população feminina de Major Vieira.

“Quero pedir a vocês agentes de saúde, que vão de casa em casa e conversem com as mulheres, para que venham fazer os exames. São vocês, que conhecem melhor que ninguém onde estão as mulheres que se encaixam na faixa etária e devem fazer o exame. E se for preciso, em último caso, um carro da saúde vai buscar essa pessoa”, afirmou Severgnini.

A Educadora em Saúde do SESC Marina Gonçalves Borges, apresentou a equipe e reforçou o compromisso e a parceria entre o SESC e os Municípios de major Vieira e Bela Vista do Toldo. “Estamos aqui para prestar o melhor atendimento possível às mulheres de Major Vieira e Bela Vista do Toldo”, finalizou.

A unidade móvel atenderá de 02 de outubro a 09 de novembro as mulheres de Major Vieira e de 12 de novembro a 7 de dezembro a população feminina do município de Bela Vista do Toldo, lembrando que, às mulheres Belavistenses, será oferecido transporte gratuito, através da administração municipal daquele município.

O atendimento será de segunda a sexta-feira, exceto feriados, nos seguintes horários:

Segunda-feira das 15h às 17h

Terça, quarta e quinta-feira das 8h às 12h e das 13 às 17h

Sexta-feira das 8h às 11h.  

O Sesc Saúde Mulher realiza exames para prevenção de câncer de mama e colo de útero, além de ações educativas para a promoção da saúde.

O agendamento para a realização dos exames podem ser feitos na Unidade Central de Saúde de cada município, portanto informe-se com o seu agente de saúde.

O serviço é gratuito e o exame de mamografia deve ser realizado nas mulheres com idade entre 50 e 69 anos, sem a necessidade de encaminhamento médico. Já as mulheres a partir de 35 anos com histórico familiar ou alguma suspeita também podem fazer, porém é exigido encaminhamento médico. O exame preventivo é oferecido para mulheres com idade entre 25 e 69 anos, sem a necessidade de solicitação médica. Para agendar o exame de mamografia a mulher deve se dirigir até a Unidade de Saúde Central de seu município levando: RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Para o exame preventivo é necessário apenas RG, CPF e Cartão do SUS.

A Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher é parte de um projeto nacional e tem como objetivos fortalecer e ampliar as ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo do útero, que são as principais causas de mortalidade feminina.

A unidade móvel é composta internamente por quatro ambientes: hall de entrada, consultório para consulta ginecológica de enfermagem e coleta de material para exame papanicolau, sala de mamografia e banheiro. Na parte externa um espaço para recepção e ações educativas em saúde. A unidade percorre o Estado de SC, permanecendo em torno de 45 dias em cada município parceiro. 
Além dos exames são realizadas ações educativas de promoção da saúde. Entre os temas abordados estão os direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção a violência doméstica e a mortalidade materna.

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar