---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Como fica a alimentação das crianças durante a quarentena

Publicado em 21/03/2020 às 07:25 - Atualizado em 21/03/2020 às 07:26

 

COMO FICA A ALIMENTACÃO DAS NOSSAS CRIANCAS EM CASA? 

 

 

Com a suspensão das aulas mais uma preocupação que aparece é como está sendo a alimentação das crianças que estão ficando em casa e que antes permaneciam grande parte do tempo nas escolas.

É de fundamental importância planejar os itens a serem ofertados, evitando assim refeições e lanches com excesso de um grupo de nutrientes e falta de outros importantes para o desenvolvimento infanto-juvenil.

Esta faixa etária necessita de uma boa alimentação e neste cenário de pandemia esse cuidado torna-se ainda mais importante.

Com a redução da atividade diária, mesmo que seja a atividades escolar, educação física, aulas extras e brincadeiras fora de casa, as crianças e jovens passam ter uma necessidade menor de alimentos. Por outro lado, ansiedade com a situação pode gerar vontade de comer, por isso deve-se manter a rotina de atividades tanto escolares como alimentares e físicas com a supervisão de um adulto.

Durante o preparo a interação entre adultos e crianças pode auxiliar na melhor aceitação dos alimentos e a autonomia.

É importante lembrar que os alimentos processados e ultraprocessados são poucos nutritivos. É o caso de bolinhos prontos, biscoitos, achocolatados, refrigerantes, sucos de caixinhas e salgadinhos.

A busca por produtos naturais, como frutas, verduras, legumes, carnes e ovos dever ser sempre a primeira opção.

Para ajudar nesta interação das crianças nos alimentos a nutricionista da Secretaria de Educacão
Juliana Herbst Nagano disponibilizou algumas receitas de picolés saudáveis que podem ser feitas por algumas crianças, sozinhas e/ou com o auxílio de um adulto.

 

RECEITAS PARA AS CRIANCAS FAZEREM EM CASA

 

 

 

 

 

 

 

 

Como a orientação é não sair de casa as receitas podem ser adaptadas com outros ingredientes. Qualquer fruta, leite, iogurte ou suco de frutas natural que vocês tenham em casa. Usem a criatividade!!!

As forminhas próprias para os picolés podem ser substituídas por copinhos plásticos ou de vidro assim como mini xícaras e também por forminhas de gelo.

Os palitinhos podem ser substituídos por colherinhas ou garfinhos. As frutas podem ser fatiadas, picadas ou batidas juntamente com os líquidos. Conforme a preferencia.

 

 

 

 

PICOLÉS SAUDÁVEIS

 

Picolé de frutas

Ingredientes
2 xícaras de frutas picadas de sua preferência (pode ser morango, kiwi, manga,laranja, amora etc)
Suco de laranja natural ou água de coco o quanto baste

Preparo: Coloque as frutas picadas nas formas de picolé e acrescente a água de coco ou o suco de laranja até cobrir os recipientes. Espete as colherinhas, coloque no freezer, espere congelar e sirva.

 

 

Picolé de manga com maracujá

 

Ingredientes
1 manga
6 colheres de sopa de maracujá
6 colheres de sopa de leite de coco ou outro

Preparo: Bata tudo no liquidificador, coloque nas formas espete os palitinhos ou colherinhas e leve ao freezer até congelar.

 

 

 

Picolé de maçã

Ingredientes
2 rodelas de abacaxi (sem o miolo)
2 folhas de couve
1 maçã com a casca e sem semente
6 folhas de hortelã
2 ½ copos de água de coco

Preparo: No liquidificador, bata o abacaxi, a couve, a maçã e a água de coco ou água gelada. Volte a bater com a hortelã. Distribua o preparo em formas para picolé e espete os palitos ou colherinhas e leve ao congelador. Desenforme os picolés e sirva!

 

Pícolé de morango

Ingredientes:

 

1 pote de iogurte
10 morangos picados

Modo de preparo: Bata o iogurte com o morango até adquirir uma consistência cremosa. Espete as colherinhas ou palitinhos e leve ao freezer. Desenforme e sirva!

 

 

 

 

Picolé de banana

1 copo de leite

1 colher café de cacau ou chocolate em pó

1 colher sopa de abacate

1 banana picada em rodelas

Modo de preparo: bata no liquidificador o leite, o cacau e o abacate. Coloque as bananas em rodelas nas forminhas e despeje o liquido dentro das forminhas. Espete as colherinhas ou palitinhos e leve ao freezer. Desenforme e sirva!

 

Picolé de melancia

Ingredientes

Melancia

Modo de preparo: retirar as sementes da melancia e a casca. Picar. Bater no liquidificador. Não precisa adicionar água nem coar. Despejar em forminhas colocar o palito ou colherinha e levar ao freezer. Desenforme e sirva!